• Promoções

    Site ou Fan page: qual gera mais resultados?

    Quem tem um pequeno negócio ou quem é experiente no mercado sabe que a internet é um palco importante para promover serviços e produtos. E uma ótima estratégia é apostar na criação de site ou fan page. Mas qual das duas é a melhor? Existem desvantagens? Elas são a mesma coisa?

    Antes de investir na presença digital, é importante conhecê-las e ver em qual delas sua empresa se encaixa para promover sua imagem perante o público.

    Qual a diferença entre site e fan page?


    As vantagens da Fan Page

    Fan pages são flexíveis, dando maior liberdade ao dono do negócio divulgar o que quiser sobre a empresa e ter uma linguagem mais descontraída com o público. Pela grande concentração de pessoas, as fan pages são fáceis de serem achadas e vistas e são feitas de graça. São fáceis de serem manuseadas e a transmissão de conteúdo relevante a quem visita a página é direta e garantem ótima reputação.
    Outro trunfo das fan pages são as mídias. Fotos, vídeos, memes e textos podem ser veiculados na plataforma tranquilamente e isso atrai facilmente mais consumidores e fortalece os que já são.

    As desvantagens da Fan Page

    Fan pages são fornecidas pelo Facebook, então você está sujeito a regras fundamentas pela rede social. De certa forma, as redes sociais são limitadas, como é o caso de uma fan page.
    Site ou Fan page: qual gera mais resultados?
    Expor sua marca, por exemplo, por mais versátil que seja, está limitada somente a uma foto de capa e de perfil, além do espaço para conteúdo ser mais restrito devido ao fluxo de pessoas visitando o espaço ser mais concentrado e rápido.  E o cuidado com as postagens precisa aumentar, uma vez que elas podem sumir de acordo com o tempo, pois são organizadas pelo tempo de divulgação.

    Site, por que ter um?

    Um site é a própria representação virtual da sua empresa. Valores, históricos, informações além da divulgação dos produtos ou serviços são alguns dos detalhes que precisam estar nele.

    Organização das Informações

    Com o site você tem uma organização melhor sobre as informações da sua empresa, tem um controle mais preciso sobre seu conteúdo, detalhes sobre produtos ou sobre os serviços oferecidos e mensura com mais exatidão o retorno dos seus investimentos.

     

    Personalização

    Tudo no site pode ser customizável: layout, navegação, conteúdo, identidades visuais. O moderador pode usar diversas artimanhas para personalizar ainda mais esse canal digital e torná-lo ainda mais atrativo aos clientes e oferecer uma melhor experiência.

    Retorno de investimentos

    controle do quanto está sendo investido na plataforma, como está sendo feito e o que pode ser melhorado é algo totalmente possível por meio do site. É possível mensurá-lo por meio de ferramentas como o Google Analytics que analisam dados de tráfego, interação e efetividade das ações feitas no espaço.

    Excelente ferramenta de vendas

    Construindo um serviço de e-commerce, o site pode servir muito bem como um canal de vendas. Isso significa poder comprar online e não precisar ir até uma loja física. Por ser um canal 24 horas, sua loja nunca fecha, está sempre acessível e o cliente nem precisa sair de casa para visitá-la.
    Site ou Fan page: qual gera mais resultados?

    Oferecer conteúdo útil e relevante

    Outra vantagem é o conteúdo. É possível conversar mais à vontade com o cliente no site por meio de um conteúdo útil e relevante. É daí que se consegue ter ideia do nicho que sua empresa atinge, propondo uma criação de valor a esse público.

    Fácil de ser encontrado

    Um site é fácil de ser encontrado. Associado a ações de SEO, mecanismos de busca como o Google garante maior visibilidadeao portal, amplia o alcance de visualizações e ainda pode ser bem ranqueado por meio dos mecanismos de busca.

    Desvantagens

    Infelizmente, um site leva tempo para ser criado, e mais tempo ainda para sua manutenção. É preciso contratar um profissional para criar a plataforma e também é necessário o domínio e a hospedagem (o endereço e o espaço), que também apresentam (poucos) custos variáveis por mês.

    Afinal, qual é o melhor?

    No final das contas, é bom que sua empresa faça uso dos dois (site ou fan page). Os sites possuem um contato mais formal com o público a ponto de gerar engajamento. Os conteúdos relevantes são uma estratégia fundamental para que isso funcione. Já as fan pages ampliam o alcance desses conteúdos, uma vez que as informações do site podem ser compartilhadas diretamente nas páginas no Facebook.
    Fazendo uso do site ou fan page, sua empresa aumenta as oportunidades de negócio, investe em públicos bem diversificados e tem uma imagem ainda mais forte e ativa.